Programa: Lean Kanban Brazil 2017
Orientações Práticas e Pragmáticas de Gestão
Workshops Práticos
27 de Outubro
Aprendizado muito além do Lean e Kanban. Participe e obtenha conhecimento dos assuntos mais modernos de gestão com profissionais renomados e referências nas suas áreas de atuação.Webinars e Palestras
Online: 3, 10, 17 de Outubro
Conferência: 28 de Outubro
O grande encontro dos profissionais Lean e Kanban para Knowledge Work acontece online e presencial com novas ideias, soluções inovadoras e cases dentro e fora de TI.Kanban Coaching Masterclass
23 a 27 de Outubro
Aprenda como influenciar a mudança usando as poderosas ferramentas de coaching do Kanban com o criador do método. Treinamento Oficial Exclusivo oferecido pela Aspercom.
Patrocínio
Workshops Práticos - 27/Outubro
Local: Espaço Franklin Covey – R. Florida, 1568 – Brooklin Novo – São Paulo, SP (mapa)
Os workshops são mini-treinamentos de 4 horas que ocorrerão no dia 27 de Outubro, sexta das 9:00 as 18:00. Você pode escolher uma das opções da manhã e uma das opções da tarde.
Manhã - 9:00 às 13:00
Workshop de Adoção do Fluxo Unificado
(Celso Martins e Rafael Cáceres)
Negociação para Técnicos e "Não-Vendedores"
(Marcio Tierno)
Coaching
(Annelise Gripp)
Tarde - 14:00 às 18:00
Vamos falar sobre métricas de processo?
(Raphael Albino)
Dinâmicas para times e líderes na adoção de práticas Kanban
(Samuel Cavalcante, Luiz Lula Rodrigues)
Introdução a Gestão Pragmática
(Juan Bernabo)
Faça sua inscrição agora! As vagas são limitadas!
Conferência Principal (Online e Presencial)
As palestras do Lean Kanban Brazil 2017 se dividem em duas partes: os webinars pré-conferência (que aconteceram nos dias 3, 10 e 17 de Outubro) e o nosso grande encontro presencial no dia 28 de Outubro em São Paulo.
Sessões Gravadas Disponíveis!
Os webinars já rolaram, mas quem se inscrever agora no Lean Kanban Brazil 2017 tem acesso às gravações com 6 horas de conteúdo na área exclusiva para inscritos neste site!
Webinars: 3 de Outubro (das 19:00 as 21:00)
Equipes de Alta Performance com Ágil e Kanban
(Natália S. Manha)
Veja o trailer deste webinar!
Equipes de alta performance são equipes com objetivos claros, comunicação frequente, liderança compartilhada, compartilhamento de informação e melhoria contínua, mas como tornar isso realidade? O objetivo dessa palestra é apresentar valores, princípios e práticas ágeis como o uso Daily Stand Ups e Retrospectivas em conjunto com o Kanban board para garantir que essas equipes se tornem realidade!
Sobre a palestrante:
Atualmente, focada em disseminar valores, princípios e práticas ágeis na área de serviços de infraestrutura da IBM com o uso de Lean, Kanban, Scrum e Design Thinking com mentorização e coaching de equipes ágeis. Mestre em Gestão de Sistemas Produtivos pelo Centro Paula Souza, na linha de pesquisa de Gestão de Equipes Distribuídas em Projetos. Me interesso pela formação de equipes de alta performance com foco em melhoria contínua. Com dez anos de experiência na área de TI e Serviços, atuando como líder técnica, líder de equipe, analista de qualidade, coordenadora de projetos e Scrum Master. Pós graduada em Gestão de Projetos pelo SENAC e formada em Informática e Gestão de Negócios pela FATEC de Jundiaí com certificações PSM1, Green Belt, CAPM e ITIL V3.
Estatística Básica para Métricas Kanban
(Diego Eis)
Um bom time ágil sabe que todo processo de desenvolvimento precisa ter um aprendizado empírico, para cada vez mais entregarmos valor frequentemente para os usuários. Mas para que o processo seja eficiente, precisamos medir de verdade a produtividade do sistema. A maioria das pessoas usam métricas do Kanban como Lead Time e Throughput de maneira muito básica, geralmente usando a média dos valores. Entretanto, se aplicarmos um pouco de estatística básica (histogramas, percentis, gráficos de barras, desvio padrão etc), os valores de Lead Time e Throughput ficam mais interessantes e servirão para encontrarmos a cadência e a frequência de entregas do nosso time.
Sobre o palestrante:
Passei a maior parte da carreira dirigindo a minha própria empresa, desenvolvendo projetos para empresas como Accenture, Oi, Whirlpool (Brastemp, Consul e KitchenAid), Johnson & Johnson e muitas outras. Eu treinei em HTML / CSS pessoas e equipes de várias empresas como Nokia, Globo.com, Google Brasil, Yahoo! Brasil, Banco Itaú e outros. Sendo convidado pelo W3C Brasil para treinar representantes de diversas empresas em todo o Brasil ensinando sobre HTML5, CSS3 e as melhores práticas de desenvolvimento web. Em 2003, também criei um site chamado Tableless (tableless.com.br), onde eu e outros autores abordamos questões como melhores práticas de desenvolvimento web, mercado web e design. Ele foi um dos primeiros sites de abordar o desenvolvimento usando padrões web no Brasil, marcando a entrada do desenvolvimento com padrões web no Brasil. Já fiz palestras em eventos como QCon, TDC, OlhóSEO, AgileVale, Encontro Locaweb, Seminário Locaweb, Webbr, RUPY, DACOMP, Conferencia W3C, World Usability Day, Dia Joomla e muitos outros. Eu também coordeno um evento anual sobre padrões web chamado Tableless Conf.
Planejamento Contínuo
(Rafael Buzon)
Veja o trailer deste webinar!
Conheça o estudo de caso de uma equipe de desenvolvimento e sua trajetória em busca por mais eficiência e eficácia, navegando de Scrum para Kanban e se tornando mais resiliente frente aos impactos do seu contexto ao usar um planejamento contínuo do trabalho e dos processos.
Sobre o palestrante:
Rafael Ferreira Buzon é certificado CSM – Certified Scrum Master e PMP – Project Management Professional; tem extensão em Gestão de Marketing, Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos pela FGV; é Agile Coach e Consultor de Projetos de TI há 8 anos e é formado em Sistemas de Informação pela UNESP; Já trabalhou em consultorias em Tecnologia para Educação, Inovação, Portais colaborativos, Gestão do conhecimento, Indústria Publicitária, Editorial e E-commerce.
Tem se dedicado aos frameworks, conceitos e técnicas ágeis, especialmente o Scrum e Kanban. Presta consultoria às empresas na adoção e melhorias de seus processos usando conceitos adaptativos de trabalho. Tem estimulado o amadurecimento da comunidade através de eventos, como Lean Coffee São Paulo e com a produção de conteúdos publicados em rafaelbuzon.com e sua conta no Facebook.
Webinars: 10 de Outubro (das 19:00 as 21:00)
Experimentando para transformar a sua Gestão
(Sergio R. Giraldo)
Cientistas usam o método científico nas suas pesquisas. A partir de observações, é feito um questionamento e deste questionamento, surge uma hipótese. Esta hipótese precisa ser testada pois não necessariamente ela está correta e precisamos experimentar esta hipótese.
No domínio da Tecnologia da Informação avançamos em técnicas de gestão e há uma tendência crescente de uso de experimentos nos moldes do método científico. A discussão do arcabouço Cynefin evidencia a necessidade de experimentos quando estamos no domínio complexo. A questão que enfrentamos neste ponto é: como experimentar? Temos nosso contexto e que fenômenos devemos estudar? Destes fenômenos, que medir? Após a medição, que fazemos com os dados, como transformá-los em conhecimento e ação?
Esta é uma proposta de guia a partir do estudo de caso de um experimento real onde obtivemos ganhos de desempenho na ordem de até 400%.
Sobre o palestrante:
Sou formado em Física, com especialização em Risco Financeiro e mestrando em Engenharia da Computação. Trabalho no PagSeguro como PO da diretoria de Risco, garantindo o alinhamento estratégico das áreas de negócio da companhia.
Gamificação: A Peça que Faltava no Seu Projeto
(Gustavo Grillo)
Veja o trailer deste webinar!
Há 15 anos eu enfrento o mesmo problema: ao trazer inovações em gestão de TI ou em processos de desenvolvimento de software para empresas, é muito difícil fazer com que a adoção seja rápida e abrangente. As pessoas que me contratavam sabiam e concordavam que o que estávamos implantando eram as melhores práticas, mas na hora de fazer a coisa funcionar no dia a dia, a resistência sempre foi enorme, as equipes simplesmente não gostavam de mudanças. Isso aconteceu em equipes de pequenas e grandes empresas, nacionais e multinacionais. A solução para isso? Usar as mesmas técnicas comportamentais que fazem com que as pessoas passem horas com a cara grudada num videogame: Gamificar o processo de Gestão de Mudança.
Nessa palestra vamos aprender, na prática, os princípios e técnicas para fazer isso acontecer nas implantações de Lean Kanban ou de qualquer outra iniciativa de melhoria na gestão do seu time. Você sairá da palestra com um plano prático para usar gamificação na sua equipe, imediatamente.
Sobre o palestrante:
Com quase vinte anos de experiência em TI e um MBA pela FGV, minha paixão sempre foi uma só: fazer melhor. Já implantei inúmeros processos de desenvolvimento, como RUP, Scrum, DAD, entre outros, em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais. Hoje junto a essa experiência às práticas de Coaching e Gamificação para gerar mudanças profundas e duradouras na forma como as pessoas desenvolvem suas carreiras e como as equipes de trabalho operam.
Estimar é crime?
(Marcelo Walter e Juliano Ribeiro)
Por que estimamos? Fazemos porque vemos sentido em fazê-lo ou fazemos porque alguém nos disse para fazer? Nesse webinário vamos ver os dois lados da moeda, por que estimar e por que não estimar, ambos com suas vantagens e desvantagens.
Juliano Ribeiro:
Especialista em Orientação à objetos pelo CESUMAR, é Certified Scrum Professional pela Scrum Alliance, Learning 3.0 Facilitator pela Happy Melly e Certified Delphi Developer pela Embarcadero. Desenvolve software profissionalmente desde 1994. Possui projetos em diversas linguagens como Clipper, Delphi, Java, iOS e Android. Experiência em liderança de equipes de desenvolvimento tendo implementado práticas de XP e Scrum em diversas empresas. Trabalha como Team Member, Scrum Master e Agile Coach desde 2009. Leciona treinamentos de Scrum, Kanban e XP. Organiza e apoia edições do Agile Tour desde 2009. É palestrante recorrente nos principais eventos sobre agilidade no Brasil e no exterior. É o chairman da edição 2016 do Agile Brazil, a maior conferência sobre o assunto na América Latina. Na Objective Solutions atua como profissional sênior, em consultoria e especificação.
Marcelo Walter:
Formado em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Maringá.
Pós Graduação em Redes e Teleinformática pelo CEFET-PR.
Pós Graduação em Desenvolvimento de Jogos pela Unicenp-PR.
MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.
PósMBA em Inteligência Empresarial pela FGV.
Certificado PMI-ACP (1o.do Paraná)
Trabalha com metodologias ágeis a mais de 10 anos. Grande conhecimento técnico em desenvolvimento de software. Focado em qualidade, simplicidade e “evolução sem medo”.
Atualmente como gestor de desenvolvimento de Maringá com uma equipe de 90 pessoas que utiliza fortemente práticas XP, Scrum e Kanban. O case de sucesso desta equipe já foi tema de várias palestras, artigos científicos e capítulo de livro sobre metodologias ágeis.
Entusiasta de Agile, ministrou palestras e cursos em diversos eventos: AgileBrazil, AgileTrends, LeanKanban South America, LeanKanban North America (Chicago), XP2015 (Helsinki), AgileTour, entre outros. Membro da organização do AgileBrazil como revisor e mentor.
Na busca de melhorias, participa ativamente na definição de novas práticas e processos não limitando-se a definições formais “by the book” mas atuando na personalização de acordo com a maturidade, moral e características de cada equipe.
Webinars: 17 de Outubro (das 19:00 as 21:00)
Kanban no Marketing - Como começar?
(Cleiton Luis Mafra / Coaracy da Silva Jr.)
Veja o trailer deste webinar!
Você trabalha com marketing, tem muitos projetos em paralelo, se perde no meio de tanto trabalho, não consegue ter visibilidade de tudo que está fazendo? E ainda por cima não consegue mostrar o resultado do seu trabalho? Essa palestra é para você. Começamos em junho/17 a aplicação de método Kanban no time de Marketing (13 pessoas) aqui na Senior Sistemas (Blumenau/SC), do zero mesmo, aplicando os princípios e as práticas. O time não tinha nenhum método estruturado de trabalho e está adorando o método Kanban! Vamos contar todos os processos da mudança:
- Problema com os resultados da equipe e visibilidade de suas entregas
- Percebemos o problema e agora? Há um caminho com Kanban
- Engajamento do time com a Mudança
- Mapeamento do trabalho
- Início da prática com base no que já faz hoje
- Identificação dos primeiros gargalos
- Soluções de gestão aplicadas no time
- Resultados alcançados
Você vai entender que para começar basta dar o primeiro passo! A Senior (http://www.senior.com.br/senior/) é uma empresa de 29 anos, com 1300 colaboradores, com sede em Blumenau/SC (onde acontece a Oktoberfest) e que tem como objetivo levar a Tecnologia e soluções inovadoras para gestão das empresas. A Senior tem um crescimento constante desde sua fundação e uma estratégia solida que permitiu continuar crescendo mesmo em meio as crises.
Cleiton Luis Mafra
Sou Agile Coach com foco em resultados. Nos últimos 15 anos acumulei larga experiência pelo Brasil gerindo projetos e equipes ágeis em ambientes Corporativos e de Startups com uso design thinking, métodos ágeis e muita inovação para resolver os problemas das pessoas. Atualmente meu desafio é desenvolver a cultura ágil para a Senior.
https://www.linkedin.com/in/cleitonmafra/
Coaracy Silva
Minha missão é ajudar a pessoas a se engajar e a atingir resultados e tenho mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos. Estou facilitando a implantação do método Kanban no time de marketing da Senior e estou evoluindo junto com o time.
https://www.linkedin.com/in/coaracy-gomes-da-silva-junior-182b6b30/
Cost of Delay - Você perde por esperar...
(Breno Campos)
Você já ouviu falar de Cost of Delay? Conhece a importância do cálculo do Cost of Delay para priorização de um backlog e desenvolvimento de um produto, seja esse produto um novo segmento de mercado, ou um novo concorrente para um mercado já explorado?
Esta sessão apresentará o que é o Cost of Delay, qual sua importância dentro do desenvolvimento de um novo produto ou a evolução de um produto já existente. Apresentará também como é calculado o Cost of Delay. Como aplicá-lo dentro de fluxos, dentro de um processo e dentro de um projeto. Quais os tipos de Cost of Delay, como identificá-los e como tratá-los.
Sobre o palestrante:
Gerente de Projetos na Plataformatec, atua como consultor desde 2012, já tendo passado por diversos contextos desde bancos públicos até startups aceleradas, viu de perto o impacto financeiro que decisões postergadas podem causar a um projeto. Graduado em Sistemas de Informação, e pós-graduado em Gerência de Projetos de Software pela Universidade Federal do Pará.
STATIK: Começando com Kanban (e em escala) na próxima segunda-feira
(Rodrigo Yoshima)
Sobre o Palestrante:
Empreendedor, Técnico em Processamento de Dados e Bacharel em Administração de Empresas e Economia. É Advanced Accredited Lean Kanban Trainer (AAKT) e Kanban Coach Professional (KCP) pela Lean-Kanban University. Com mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia, Rodrigo atua como consultor e instrutor em melhoria de processos tendo implantado métodos Lean e Agile em mais de 200 equipes em mais de 30 empresas no Brasil, Estados Unidos e Europa através da Aspercom, uma empresa com quase 20 anos de estrada e uma das primeiras na aplicação do Método Kanban em grandes organizações no Brasil.
Palestras Presenciais (28 de Outubro - das 8:30 as 19:00)
Grand Mercure Ibirapuera - R. Sena Madureira, 1355 - São Paulo - SP (mapa)
8:00 - Credenciamento
8:50 - Palavra do Chairman
(Rodrigo Yoshima)
9:00 - Keynote: Introducing the Kanban Maturity Model
(David J. Anderson)
Veja o que o David prometeu para o seu Keynote!
[Palestra ministrada em Inglês] In September 2017, we are introducing the new Kanban Maturity Model (KMM) as a beta release! Over a decade we've seen many styles and patterns of Kanban implementations. We've observed that many organizations struggle to implement a true pull system at enterprise scale. By collecting implementation stories over 10 years, patterns of adoption have emerged. These patterns have now been codified into the KMM which maps the breath and depth of Kanban implementations. The KMM is intended to help practitioners, change agents, consultants and coaches, provide appropriate guidance on Kanban implementation that is tuned to the existing level of organizational maturity and existing culture. The model represents a road map to deeper, more mature Kanban and the organizational, social, business and economic benefits which deeper Kanban delivers. For the first time, we have a codified road map for successful coherent agile management at all enterprise levels through Kanban. This is your chance to learn the why, how, and what of the KMM.
Sobre o Palestrante:
Criador da abordagem Kanban para o Trabalho do Conhecimento e do Enterprise Services Planning (Kanban em Escala). David é autor dos livros "Kanban: Successful Evolutionary Change for Your Technology Business", "Lessons in Agile Management" entre outros. Ele tem 30 anos de experiência em liderança em alta tecnologia em empresas como Sprint, Motorola e Microsoft. É o chairman da Lean Kanban University.
10:00 - Break
Sala 1
10:30 - Estruture seu Kanban com entrega incremental em MVP
(Mayra Rodrigues de Souza)
As necessidades de negócios e especificações não precisam ser definidos detalhadamente no início do projeto, pelo contrário, abordagens modernas pregam que eles sejam descobertos e reavaliados ao longo do desenvolvimento do produto, através da experimentação. Com o ciclo de feedback "Construir, Medir e Aprender" do Lean Startup, após a entrega do MVP 1 temos feedbacks, e após esta entrega não temos 100% da equipe trabalhando no MVP 2! Correto?
Nesta palestra você vai aprender como ter um plano de entrega incremental do produto em MVP com uma Inception Enxuta e como fazer a gestão no Kanban limitando o WIP, e organizando o fluxo para não perder o mais importante de trabalhar com MVP, que é o trabalho pós feedback.
Sobre a palestrante:
Atualmente Agile Coach no ZAP Imóveis empresa do Grupo Globo. Trabalhou 2 anos na ThoughtWorks e atuou junto com Paulo Caroli facilitando Inception, workshops de aprendizado e desenvolvendo novas pessoas facilitadoras. Também atuou nos papéis de analista de negócios, coach e facilitadora de práticas ágeis. É Engenheira de Produção pela PUCRS tem especializações de Scrum Product Owner, FMEA de processos, Auditoria, Management 3.0, Visual Thinking e experiência em diversas áreas como: gestão de pessoas, comercial, treinamentos e qualidade. Com uma jornada profissional de 15 anos com gestão de pessoas, treinamentos e reengenharia de processos.
11:20 - Governança Lean (case Delboni Auriemo / Lavoisier)
(Thiago Torricelly)
Organizações têm aplicado práticas de Lean, kanban e ágeis, porém as áreas de negócios de muitas destas ainda possuem uma relação de Cliente/Fornecedor com sua TI, o Negócio tem as ideias e a TI atua como braço de execução, e não um parceiro estratégico que também entende muito de negócios. A Governança ainda é realizada no modelo de status reports em cima de datas, bolinha vermelha atrasado, verde no prazo, e não em cima de resultados alcançados, satisfação do cliente, melhorias organizacionais de eficiência.
Conheça o case (em progresso) do maior grupo de laboratórios diagnósticos da América Latina (que possui marcas como Delboni, Lavoisier), terceiro maior do mundo, mais de 600 unidades, que há 1 ano começou adotar Lean unificando a visão estratégica de negócios com sua Governança de TI e com os times de tecnologia, saindo do modelo de TI reativo, recebedor de demandas de negócios, para um modelo pró-ativo de descoberta de oportunidades. Saindo do modelo de gestores de TI que possuem visão apenas de entregas de requisitos para realizarem gestão com mais eficácia e medição de resultados em nível de negócios. Saindo do modelo de programadores como executores de requisitos para desenvolvedores que também entendem de negócios e causam maior impacto na organização se destacando mais por dominar os dois mundos.
Sobre o palestrante:
Este ano completei 20 anos que comecei como programador (aos 13!) na software-house do Cobolzeiro/dinossauro do meu pai, aos 15 anos desenvolvi um sistema de gestão da Penitenciária do Estado de Goiás e aos 18 era responsável por sistemas de gestão de impostos de prefeituras em várias cidades.
Cursei Administração de Empresas para ter mais visão de gestão e negócios - foi como unir fogo com gasolina, unir tecnologia com gestão deu muito certo - em 2003 tive o primeiro contato com Just-in-Time (era o nome popular do Lean na época), inovação da Toyota, e nunca mais parei de buscar conhecimentos sobre estes assuntos.
Desde então tenho atuado em posições de gestão em TI ou empreendendo algum negócio próprio. Em 2008 como coordenador de TI em um polo de tecnologia na Universidade Estadual de Goiás. Em 2009 criei e vendi uma empresa de segurança de TI com o produto "Guardião". Já em 2011-2012 criei e vendi uma empresa de softwares de gestão educacional para faculdades. Tiveram outros produtos que ajudei criar e viraram cadáveres no meio do caminho, mas estes 2 foram os que deram mais retorno e ainda estão vivos.
Em busca de novas ideias de negócios busquei trabalhar dentro de organizações maiores, em 2013 comecei atuar como Agile Coach, inicialmente no Magazine Luiza e em 2015 no e-commerce do Walmart. Atualmente, estou determinado em realizar um case bem legal de gestão de TI no Grupo Dasa, e também empreendendo mais uma empresa em fase de validação do problema.
Já aviso que não sou palestrante, me defino como empreendedor que tem foco de pit-bull em aprender rápido e colocar conhecimentos em prática e gostaria de compartilhar um pouco do case atual que estou trabalhando.
Sala 2
10:30 - Lean Business Analysis: Muito Além de uma Análise Enxuta
(Luiz Claudio Parzianello)
O que podemos aprender com as grandes empresas de tecnologia do século XXI que estão transformando a forma como consumimos produtos e serviços na atualidade? Estamos vivendo uma época em que as tradicionais grandes empresas estão sendo ameaçadas até mesmo por startups, que surgem com novos modelos de negócio capazes de crescer exponencialmente com pessoas, produtos e processos incríveis. O que elas tem em comum? Um propósito inspirador, uma cultura colaborativa focada na experimentação e aprendizagem, um modelo de gestão inovador que tem as pessoas como maior ativo organizacional. Diante deste cenário, cada vez mais competitivo e de difícil recuperação ou aceleração de resultados, o que realmente faz com que muitos gestores ainda liderem suas empresas com a cabeça do século XX? Como resposta a estas perguntas, apresentamos os conceitos, princípios e práticas da Lean Business Analysis, uma abordagem pragmática da Análise de Negócios que transforma a inspiração da mudança empresarial num pensamento estruturado capaz de transformar a estratégia em execução.
Sobre o palestrante:
Consultor, palestrante e professor universitário. Atua na área de TI há mais de 25 anos e de gestão há 15 anos, sendo um dos pioneiros na adoção e disseminação das Metodologias Ágeis no Brasil. Tornou-se especialista em resolução de problemas complexos de negócio utilizando pensamento sistêmico e modelos de análise (Lean Business Analysis, autor) e de gestão (Agile Management). Atuou para empresas como Grupo RBS, Sicredi, Unicred, Banrisul, Citibank, ThyssenKrupp Elevadores, FAURGS, REFAP/ Petrobrás, GetNet, Ministério do Planejamento de Angola, entre outras. Engenheiro Eletricista pela PUCRS e Mestre em Sistemas Eletrônicos pela USP, é sócio-fundador da empresa Surya Gestão Digital e professor em MBA nas instituições UniRitter, UNISC, IMED e CESUSC. Foi fundador e presidente do IIBA Porto Alegre Chapter (International Institute of Business Analysis) e um dos autores da Agile Extension to the BABOK (Business Analysis Body of Knowledge), projeto conjunto entre IIBA e Agile Alliance. É co-autor e líder da metodologia Lean Business Analysis no Brasil, onde presta serviços de consultoria e treinamento com foco na aceleração de projetos e resultados em grandes empresas.
11:20 - Desmistificando o "Não-Modelo" Spotify
(Henrique Imbertti Jr.)
O Spotify é uma empresa de 11 anos que vem inovando constantemente e aumentando a base de usuários. Por acreditar na transparência, a empresa é bastante aberta com as abordagens utilizadas no desenvolvimento de produtos e de software. Provavelmente você já assistiu algum video ou leu algum artigo sobre práticas utilizadas pelo Spotify. É compreensível que algumas empresas passem a copiar partes da estrutura almejando atingir os mesmos benefícios. Após experienciar esta cultura por 3 anos eu convido você para explorar comigo os ingredientes deste não-modelo.
Sobre o palestrante:
Um Agile Coach que teve experiências em empresas de grande porte como o Yahoo!, ajudou a montar um time do zero em uma startup, vivenciou a cultura do Spotify de perto, e no momento, está participando da transformação ágil do Magazine Luiza. Conheceu o método Kanban em 2009 e continua utilizando a abordagem em seus desafios.
12:10 - Almoço (Restaurante Aquarelle)
Sala 1
13:30 - Quantic Kanban
(José Finocchio Jr.)
O Quantic Kanban é um método de kanban componente da metodologia Takt. Ele se caracteriza por permitir levar a projetos de todas naturezas - incluindo construção e montagem, projetos de natureza não de serviços ou aplicações - conceitos do Kanban como Sistema Puxado, eficiência de fluxo e limitação de WIP. Com um sistema de scheduling que permite redes e integrações complexas, o Quantic Kanban é gerado pelo apontamento de progresso biológico dos projetos por dois movimentos básicos denominados Lub/Dub. Esses dois movimentos geram quatro estados discretos (Planned, Active, In Progress & Completed). Existem dois estados que são considerados ground state e dois estados que são "excited".
Sobre a palestrante:
José Finocchio é consultor, autor e professor sobre os temas projetos, programas e portfólio. É autor da Metodologia PM Canvas, disponibilizada gratuitamente para empresas e universidades (licença Creative Commons), tendo conquistado grande adesão nacional. Conquistou o prêmio PMI Professional Award do PMI americano. É autor de livros e artigos; o livro "PM Canvas: Gerenciamento de Projetos sem Burocracia" é um bestseller na área de gestão com mais de 25 mil cópias vendidas. Tem se dedicado a criar uma abordagem Lean para projetos de múltiplas indústrias e diferentes naturezas.
14:20 - Criando Organizações Antifrágeis
(Rodrigo Yoshima)
"Entrega de Valor" é a frase de efeito de gestão mais usada e abusada em palestras, discussões na Internet e nos corredores das empresas. Nesta palestra pretendo derrubar a percepção das pessoas sobre o que é valor diferenciando o que é o Mediocristão, o Mediocristão Extremo e o Extremistão baseado na literatura e teoria de Nassim Nicholas Taleb, oferecendo um framework de gestão de portfólio que ofereça opções que habilite a Inovação e também minimize os riscos de Black Swans negativos. Nesta palestra pretendo desmistificar como empresas navegam da Fragilidade para a Resiliência/Robustez e da Robustez para a Antifragilidade através de estratégicas Côncavas e Convexas.
Sobre o Palestrante:
Empreendedor, Técnico em Processamento de Dados e Bacharel em Administração de Empresas e Economia. É Advanced Accredited Lean Kanban Trainer (AAKT) e Kanban Coach Professional (KCP) pela Lean-Kanban University. Com mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia, Rodrigo atua como consultor e instrutor em melhoria de processos tendo implantado métodos Lean e Agile em mais de 200 equipes em mais de 30 empresas no Brasil, Estados Unidos e Europa através da Aspercom, uma empresa com quase 20 anos de estrada e uma das primeiras na aplicação do Método Kanban em grandes organizações no Brasil.
15:10 - Pare de usar metas Waterfall: Como OKR pode ajudá-lo a focar em valor
(Felipe Castro)
Embora as empresas utilizem Agile para entregar software, quando se trata de metas a mentalidade comando&controle waterfall ainda prevalece. A maioria das organizações usa um processo anual, top-down, para criar metas estáticas que estão em conflito direto com o Agile.
As metas waterfall permeiam Agile, transformando times em "fábricas de features" sem foco nos resultados. A alternativa é OKR (Objectives and Key Results), o framework de metas ágeis utilizado por Google, Spotify e Airbnb. Esta palestra mostrará como OKR pode melhorar o Agile, criando times autônomos focados em valor e não em features.
Sobre o Palestrante:
Felipe Castro é um dos maiores especialistas globais em OKR, tendo treinado e apoiado milhares de pessoas no uso do framework. É Engenheiro de Computação pela PUC-Rio e sócio da Lean Performance, que ajuda empresas a construírem culturas de alta Performance utilizando OKR.
Sala 2
13:30 - Usando Classes de Serviço para equilibrar horizontes de curto, médio e longo prazo
(Rodrigo de Toledo e Daniel Teixeira)
Nesta palestra relatamos um caso em que utilizamos Kanban em uma multinacional para gerar diversas melhorias no value stream que impactaram o lead time de forma significativa. Utilizando diferentes classes de serviços, foi possível balancear o trabalho realizado entre os quatro horizontes de atuação da empresa, divididos em ações de prazo curto, médio, longo e incerto (DEVOLUÇÃO, EVOLUÇÃO, REVOLUÇÃO, INOVAÇÃO). A organização contemplava múltiplos times multidisciplinares com um backlog único e um cenário complicado de distribuição geográfica dos membros dos times.
Daniel Teixeira:
Utiliza Kanban desde 2010 e formado pela LKU desde 2012. Faz coaching em diversas empresas pela K21 desde 2015, onde em geral Kanban é um meio para buscar a agilidade.
Rodrigo:
Trainer oficial da LKU com muitos anos de experiência com Kanban.
14:20 - Gestão de Portfólio com Kanban na Prática (case PagSeguro)
(Mariana Zaparolli Martins)
Veja o trailer desta palestra!
A Gestão de Portfólio em empresas ágeis em crescimento é um grande desafio. Aumento de times, de frentes de negócios e de produtos trazem complexidade ao ambiente e geralmente degradam a eficiência, removendo a visibilidade e dificultando o alinhamento estratégico. O mercado apresenta alguns frameworks propostos para escalabilidade do ágil, entretanto, vemos muitas organizações desperdiçando tempo e dinheiro tentando "instalar" frameworks para gestão das suas iniciativas. Essa apresentação mostrará a experiência de uso de Kanban aliado as ferramentas e processos enxutos para Gestão de Portfólio no PagSeguro que é uma fintech de médio porte.
O forte crescimento do PagSeguro trouxe desafios para sua agilidade.
Compartilharei os experimentos feitos, indicando as dificuldades, as adaptações, os resultados e as mudanças que a Gestão de Portfólio enxuta trouxe para a organização dos times ao nível executivo.
Sobre a palestrante:
Experimentadora e disseminadora da cultura ágil desde 2013. Atua com agile coaching e governança Lean de portfólio a 2 anos, catalisando a agilidade em toda a organização onde atua.
Atua a mais de 10 anos no mercado de TI com desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e portfólio. Após longo período em empresas tradicionais (Telefônica, Unibanco e Itaú) está atualmente em uma fintech (PagSeguro). Engenharia de Computação (FURG-RS) com mestrado em Computação Musical (IME-USP), fez cursos de Product Owner, Kanban, Management 3.0, além da certificação PMI-ACP.
15:10 - Machine Learning, TI e a Gestão de Negócios
(Moacyr Cardoso Mello)
Essa nova abordagem para o desenvolvimento de software veio evoluindo nas últimas décadas a ponto de potencialmente influenciar todas as atividades da organização. Já se disse que Machine Learning é a "nova eletricidade" (Andrew Ng). Mas o que é e qual sua real influência na automação de processos? Examinaremos esse assunto abordando os seguintes pontos:
- É possível uma alocação de recursos inteligente e automática?
- O que é Machine Learning?
- Tipicamente, quando aplicamos Machine Learning?
- Classificadores e demais softwares
- Tribos em Machine Learning
- O que a IA pode e não pode fazer exatamente agora!
- Mudanças na comunidade de Analytics e Data mining
- Machine Learning modificando a gestão moderna
- Exemplo com o Watson: Serviço Tom Emocional
- Os três Core Skills do Gartner para realizar Machine Learning
- Assuntos, possibilidades e aplicações.
Sobre o Palestrante:
Consultor de tecnologia de software, engenheiro eletricista e professor universitário. Nos últimos 16 anos, na IBM Rational, se empenhou em transformar organizações de desenvolvimento melhorando seu desempenho aplicando ferramentas e metodologias ágeis (Scrum, SAFe, Kanban e Lean). Teve o privilégio de trabalhar em instituições que buscavam o diferencial através da tecnologia. Nos oito anos que pertenceu ao Centro de Computação Eletrônica da USP (CCE) aprendeu a atitude de pesquisar como um fator contribuinte para melhoria do trabalho cotidiano. Manteve sempre essa atitude na medida em que outras oportunidades se apresentaram: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ItaúData, Tecnologia Bancária e Rational Software.
Após uma carreira em desenvolvimento de software tornou-se Senior IT Specialist na IBM Rational. Elaborou patente, reconhecida pelo escritório de patentes americano, sobre processamento de linguagem para detecção de padrões em textos de especificação de requisitos (Effort Estimation Using Text Analysis – US08311961B2). Elaborou também algoritmos de classificação automática de textos em linguagem natural. Foi o responsável pelo projeto de tradução do RUP para o português (Rational Unified Process 2002) e, publicou livro de autoria conjunta com importantes autores da área, profissionais como Ivar Jacobson, Barry Boehm e Harold “Bud” Lawson, entre outros. (O livro “Software Engineering in the Systems Context-
Addressing Frontiers, Pratice and Education”, ISBN 978-1-84890-176-6, possui um capítulo onde desenvolve suas ideias sobre subcontratação).
É Engenheiro Eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, com especialização em gestão de projetos pela FGV e ministrou por 9 anos, disciplinas de extensão universitária em Engenharia de Software (MBA FIAP, SENAC, Fatec e MBA IBTA).
16:00 - Break
16:30 - Pergunte a um KCP (Kanban Coaching Professional)
17:20 - Keynote: Como otimizar as duas dimensões de performance do seu sistema de trabalho
(Alisson Vale)
Russel Ackoff explica de maneira simples as duas dimensões de performance de um sistema: "A performance de qualquer sistema tem duas dimensões: a eficiência com a qual ele faz o que faz (fazer do jeito certo) e a eficácia do que ele faz (fazer a coisa certa)". Nessa palestra, você vai descobrir como a eficácia e a eficiência do seu sistema de trabalho podem ser otimizadas em conjunto, e de forma harmônica, para que o seu projeto não só consiga cumprir bem o seu propósito, mas o faça com o menor custo e o menor tempo possível.
Sobre o Palestrante:
É desenvolvedor de produtos de software, educador e empreendedor. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento e liderança de projetos de software, tem sido um praticante e divulgador de métodos modernos de gestão Ágil desde 2003 com uma grande participação em congressos e fóruns de debate no Brasil e no exterior. Em 2008, implementou o primeiro estudo de caso do método Kanban para projetos de software no Brasil e, logo depois, ganhou o prêmio internacional Brickel Key Award por essa implementação. Em 2014, fundou o Software Zen, um empreendimento de educação digital que tem levado conteúdo inovador sobre gestão a milhares de pessoas.
18:20 - Palavras Finais
(Rodrigo Yoshima)
Faça sua inscrição agora! As vagas são limitadas!
ATENÇÃO!
Grade provisória sujeita a alterações. Para ser notificado de todas as modificações no programa, novos conteúdos e promoções exclusivas assine a nossa mailing list abaixo:
Nós respeitamos a sua privacidade! Não compartilhamos seus dados com ninguém.
Realização:
Apoio:
©2017 Lean Kanban Brazil – Sua fonte de conteúdo sobre Lean para Knowledge Work