Programa: Kanban Brazil 2021

Resiliência para Tempos Incertos

Patrocínio

Aspercom
Keeggo
Kanbanize
Taller
SwiftKanban
Objective
K21
Flomatica

ATENÇÃO: Devido a questões pessoais, David Anderson não poderá entregar seu keynote que estava agendado para o dia 25 de Outubro. Isso nos deu a oportunidade de chamar Todd Little (Presidente) e Joey Spooner (Vice Presidente de Desenvolvimento de  Comunidades), ambos da Kanban University, para um Keynote Especial e expandir o Kanban Brazil 2021 Online com o #KBR21 Pocket  (veja abaixo): com o esperado Keynote do David, mais palestras e outras atrações!

  • Keynotes, Palestras, Networking e Sessões Online!

    Nos keynotes, palestras e sessões do Kanban Brazil 2021 nos dias 25 a 28 de Outubro (período da tarde) você encontrará o conteúdo que precisa para liderar a mudança na sua organização através do Kanban, do KMM e do Fit for Purpose Framework e outras abordagens correlatas.

Local: Online via Zoom Events

25 de Outubro (Segunda-feira)


Sala Taiichi Ohno

  • 12:00 - Credenciamento Online

  • 12:40 - Palavra do Chairman

    Rodrigo Yoshima

  • 13:00 - Keynote de Abertura: The Society That Limited WIP

    Janice Linden-Reed

Detalhes +

It is hard to get people to limit how much work they have in progress. That is too bad because limiting WIP is a proven way to improve focus and flow.

During the COVID-19 pandemic, businesses (and even lives) were saved by shifting systems and adjusting how services were delivered. This kind of agility required a deep understanding of how services were delivered. They were able to achieve better focus and flow – with or without WIP limits.

This presentation will explore the parts of a system and ways you can adjust the services you deliver to respond in an ever-changing world.

Mini bio

Kanban University Distinguished Fellow, AKT, AKC. Presidente da Kanban University por 8 anos. Gerente Sênior na Salesforce.com

Sala Taiichi Ohno

  • 14:00 - Atos de Liderança em uma Telecom: Uma jornada de Resiliência

    Rodrigo Lopes

Detalhes +

Esta palestra conta a jornada de Atos de Liderança, contada desde 2017, responsável pelo case de sucesso da área de produtos de uma grande companhia de telecomunicações. Como evoluímos um processo de baixa maturidade, com times orientados a tarefas e com baixo senso de propósito, para uma organização eficiente, adaptativa, orientada a dados, entregando valor e sobretudo resiliente.

Mini bio

Kanban Coach Professional e KMP pela Aspercom e Kanban University, Professional & Self Coach, Life Coach, Coach Executivo e Analista Comportamental, Agile Coach e tem apoiado pessoas e equipes a se desenvolverem e alcançarem modelos de melhoria contínua, baseado nos princípios da aprendizagem validada.

Sala Eliyahu Goldratt

  • 14:00 - Evolução para ML1: histórias de resiliência, resistência à mudança e aprendizados em tempos de pandemia

    Gustavo Cocina

Detalhes +

Se você é um Kanban Coach novo ou que está começando a trabalhar com times de baixa maturidade (ML0 e ML1 no Kanban Maturity Model) é inevitável que você enfrentará resistência às mudanças, ainda mais em ambientes pressionados por fatores como cobranças de hierarquias superiores, demandas não planejadas e dificuldades com a perda de comunicação devido ao home office imposto pela pandemia. Nesta palestra eu vou contar como exercitei a resiliência para conseguir promover mudanças em alguns times ML0 de modo a passá-los para a ML1. São histórias de erros e acertos, melhorias duradouras e melhorias perdidas, e muito aprendizado como Kanban Coach.

Mini-bio

Gustavo Cocina é KCP - Kanban Coaching Professional e atua como Kanban Coach no Banco BV. Tem 25 anos de experiência como profissional de tecnologia em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, tendo atuado em gestão de equipes de treinamento corporativo, de suporte e de desenvolvimento de sistemas. É graduado em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação.


  • 14:40 - Break / Networking (40 minutos)


Sala Taiichi Ohno

  • 15:20 - Kanban do Zero: Um grande desafio em times de Logística

    Juliana Oliveira Menezes

Detalhes +

Ao chegar na Via tive a grande missão de transformar a jornada de Logística. Começamos entendendo os problemas reais que existiam na área e ao realizar o Discovery Teams nos 17 times da jornada entendi que a conexão com o método Kanban na logística fazia todo sentido para o contexto dos times que no inicio tinham muitos problemas como:

  • Abordar Upstream e Downstream
  • Entender a capacidade de trabalho
  • Entregas de valor
  • Baixa produtividade
  • Foco no cliente
  • Granularidade de demandas
  • VIsão de cadeia de valor

Alguns times trabalhavam com o framework Scrum e alguns não tinham nenhum framework ou método de trabalho. Realizamos treinamentos de capacitação sobre o método, conectado com a realidade deles. A Transformação foi e está sendo feita por ondas dentro da jornada, onde iniciamos com duas tribos e depois iniciamos o processo nas demais. Rodamos o STATIK trazendo uma modelagem e entendimento adequado dos serviços que atendemos e a criação de cadeia de valor adequada para o contexto dos mesmos.

No STATIK era abordado a cadeia de valor de como o time estava no momento, criamos uma visão de Upstream que já existia mas não era visível para o time e então fomos evolucionando o processo através de Kaizens na gestão do fluxo. Nas tribos iniciais da transformação dobramos as entregas comparadas com o ano anterior em 9 meses . Iniciamos o processo de avaliação das duas tribos baseada no KMM e estamos escalando o Kanban dentro da jornada.

Mini-bio

Agilista por paixão! Sou Coordenadora de Agilidade na Via com mais de 11 anos de carreira na área de Tecnologia da Informação. Formada em Ciência da Computação (USJT) e MBA em Gestão de Projetos (USJT), especialista em Kanban (KMP) e Kanban Coach Professional (KCP) sendo responsável pela mudança e referência da cultura de Agilidade dentro da companhia, aplicando agilidade no nível organizacional, trazendo solução até o nível de escala.

Sala Eliyahu Goldratt

  • 15:20 - "Jirando" na Riachuelo (Tools Showcase)

    Lameck Oliveira

Detalhes +

Riachuelo está usando o Jira para rodar Kanban em toda a área de Tecnologia. Nesta apresentação vamos abordar como configurar o Jira para vários times rodarem Kanban (com fluxos/quadros compartilhados), alguns truques de customização, gestão de portfólio no Jira, e os principais apps que ajudam os mais de 200 times a gerenciarem seus serviços e entregas.

Mini-bio

Especialista em JIRA, e outras soluções Atlassian. Ajudo empresas pessoas a entregarem de forma mais ágil, inteligente e colaborativa. Minha formação mista em TI e Negócios me permite assessorar os clientes muito além da aplicação e conversar sobre o Big Picture do trabalho (pessoas, processos e ferramenta).


ATENÇÃO: Devido a questões pessoais, David Anderson não poderá entregar seu keynote que estava agendado para o dia 25 de Outubro. Isso nos deu a oportunidade de chamar Todd Little (Presidente) e Joey Spooner (Vice Presidente de Desenvolvimento de  Comunidades), ambos da Kanban University, para um Keynote Especial e expandir o Kanban Brazil 2021 Online com o #KBR21 Pocket  (veja abaixo): com o esperado Keynote do David, mais palestras e outras atrações!

Sala Taiichi Ohno

  • 16:00 - Keynote: The preventable pandemic -- Stop the transformationitis and the reorganizationitis

    Todd Little e Joey Spooner

Detalhes +

We are suffering from a horrible pandemic of epic proportion. Organizations
throughout the globe are stricken by the contagions of transformationitis and the
typical co-infection of reorganizationitis. Fortunately, these diseases are highly
avoidable.

The Kanban Method is a model for evolutionary change that helps organizations
continually improve their service delivery. This approach of evolutionary change
eschews the traditional model of change based on “transformation.” Since the
Kanban Method “starts with what you do now,” it also considers reorganization to be
a last resort.

The Kanban Maturity Model provides a roadmap to evolutionary change by codifying
patterns that have been observed over the past 13 years of Kanban
implementations.

Join Todd and Joey as they share how the Kanban Method utilize evolutionary
change to transform your organization without suffering the pandemics of
transformationitis and reorganizationitis.

Todd Little

Chairman of Kanban University, the leading provider of professional Kanban management training. Previously he held executive roles as Vice President of Product Development for IHS, and Director of Software and Technology for Landmark Graphics a division of Halliburton. He has been developing or leading the development of software for over 40 years. He is a co-author of the Declaration of Interdependence for Agile Leadership and a founding member and past President of the Agile Leadership Network. He was a founder of the Agile20XX conference series and served on the Board of Directors of the Agile Alliance. Todd is a co-author of the book “Stand Back and Deliver: Accelerating Business Agility,” Addison Wesley. Todd has written several articles for IEEE Software.

Joey Spooner

Vice President of Community Development and Product Management at Kanban University. In a 20-year career spanning the communications, insurance, higher education, non-profit, and government sectors, Joey has been a software developer, IT director, strategic analyst, coach, technical systems expert, and consultant. Joey holds a Bachelors in Business Administration from the University of Florida.

  • 17:00 - Pergunte a um AKC

    Sessão de Perguntas e Respostas com Marcelo Walter e Juliano Ribeiro


26 de Outubro (Terça-feira)


Sala Taiichi Ohno(Clique para acessar o Zoom)
  • 13:00 - Keynote: Revitalizing Project Organizations

    Teodora Bozheva

Detalhes +

To stay relevant, businesses have to respond adequately to changing customer and market needs. Project organizations who have been using predictive management methods struggle with meeting project deadlines, coping with uncertainty, changes to priorities and customer requirements. Many of them have piloted Agile approaches but find them too bureaucratic or rigid to scale up to organization level.

This talk presents a validated straightforward path to revitalizing project organizations based on Kanban Maturity Model.

Minibio

Teodora Bozheva is a founder and CEO of Berriprocess Agility since 2011. She is an Accredited Kanban Trainer and Consultant.  She has more than 15 years of experience in guiding organizational change initiatives. Teodora delivers Kanban training  to companies and professionals in Spain, Europe, the United States and South America,  as well as coaching in project and service management with Kanban. Since 2017 she has been actively developing and using  the Kanban Maturity Model (KMM)  as a main approach to  developing business agility. She works with companies in different domains (IT services, banking, industry, insurance, public health…) who seek higher resilience, trust and alignment through evolutionary change.


Sala Taiichi Ohno(Clique para acessar o Zoom)
  • 14:00 - Agilidade e Kanban na Indústria de Jogos e a evolução do Single Track ao Multi Track

    Felipe Fernandes

Detalhes +

A pandemia que nos obrigou a ficar reclusos, incentivou de maneira contundente a bilionária indústria de games, que não viu crise ou desaquecimento. Com um roadmap de evolução na governança de nossos times mobile de desenvolvimento, não recuamos e seguimos no plano de adoção de Kanban e evolução dos nossos processos de trabalho. A intenção dessa palestra é contar um pouco dessa história, de como temos conduzido, nossas referências ao longo do processo evolucionário de fluxo produtivo a fim de entregar a nossos jogadores mais diversão de maneira eficaz e eficiente.

Minibio

Felipe Fernandes é pai do Bento, gamer e agilista; formado em Análise de Sistemas com experiências em diversos projetos do segmento digital. Está atualmente como Lead Scrum Master na Gazeus Games, empresa brasileira dona da marca Jogatina.com que já desenvolveu mais de 50 jogos free to play para mobile; além de também ser líder nacional do Code Club Brasil, a extensão brasuca de uma ONG inglesa que recruta voluntários para ensinar crianças a programar em clubes de programação gratuitos.

Sala Eliyahu Goldratt(Clique para acessar o Zoom)
  • 14:00 - KANBAN PARA TODOS: da Sustentação à Inovação

    Juliana Spanevello Fitz Cainelli

Detalhes +

Há alguns anos atrás houve um projeto de mudança revolucionária para o Scrum: 54 Times se transformaram em SQUADs. A revolução rolou e os resultados? Sem métricas consistentes, sem resultados visíveis, falta de previsibilidade, clientes insatisfeitos, pois suas priorizações precisavam esperar o final da Sprint e as entregas finais muitas vezes demoravam 3 meses. Até que em 2019 um grupo de Agile Masters, ao sentir que precisavam de algo mais, se debruçou sobre o Método Kanban... Entretanto, a média gestão não queria mudar para Kanban, a resistência era latente, a frase de alguns envolvidos era: “Kanban só para Sustentação, aqui não vai funcionar". Essa frase latejava na minha cabeça: "Como assim só para cenários de manutenção?". Eu mesma proferi essas palavras algumas vezes igual papagaio, mas não fazia sentido... E como iniciar práticas Kanban sem falar que está fazendo Kanban? Sim, com pequenas evoluções saímos da maturidade 0 para a 3 do KMM, evoluindo aos poucos, em sustentação e inovação! Vem comigo que te conto como essa transição ocorreu, as dificuldades e os ganhos.

Mini-bio

Mãe, Professora e Agile Coach Mestre em Engenharia de Produção, Bacharel em Sistemas de Informação atuando a 4 anos com transformação digital e organizacional.


  • 14:40 - Break / Networking (40 minutos)


Sala Taiichi Ohno(Clique para acessar o Zoom)
  • 15:20 - O Renascer das Cinzas

    Danilo Catellani

Detalhes +

Além do desafio da COVID, quando estávamos retomando o trabalho presencial em novembro de 2020, nossa empresa sofreu um incêndio! Atualmente estamos 100% em home office e construindo nossa nova sede, uma história de grandes desafios e superação, nessa palestra irei explicar como o Kanban ajudou nossa empresa a evoluir mesmo com todas essas adversidades.

Minibio

Atualmente COO da Fx Sistemas, responsável pela gestão de projetos, formado em Análise de Sistemas, Licenciatura em Informática pela Fatec, MBA em Gestão de projetos pela Uniciv e KMP pela Aspercom/Kanban University.

Sala Eliyahu Goldratt(Clique para acessar o Zoom)
  • 15:20 - Um IPO no meio da Pandemia: como construir uma organização antifrágil com Kanbanize (Tools Showcase)

    Luan Rodrigues

Detalhes +

Nesta sessão vamos contar a história dos últimos 2 anos da transformação digital da Boa Vista e como o método Kanban nos apoiou em sua implantação quando o mundo não conhecia a Pandemia. Kanban foi uma ferramenta fundamental para mantermos nosso crescimento no Brasil, mesmo em tempos de dificuldades globais de proporções sem precedentes. Vamos guiá-lo pelos detalhes essenciais das coisas que funcionaram bem e das coisas que não funcionaram tão bem, compartilhando todas as lições que aprendemos ao longo do caminho. Uma coisa é certa - Kanban nos ajudou a construir uma empresa antifrágil que percorreu mil quilômetros a mais para fazer um IPO de sucesso, provavelmente nos tempos mais difíceis que nossa geração já viu.

Mini-bio

Head do Transformation Office na Boa Vista com experiência em gestão de portfólio com foco em tecnologias de ponta para permitir o desenvolvimento de produtos digitais e técnicas Lean para melhorar a eficácia e eficiência organizacional. Mais de 12 anos de experiência nos setores financeiro, telecomunicações e público, desempenhando diferentes funções como Digital Transformation Leader, Delivery Manager, Technical Solutions Consultant, Technical Team Leader, Developer, Business Analyst e Agile Coach. Profissional voltado para a inovação, sempre em busca de soluções baseadas em recursos tecnológicos viáveis ​​que resultem em relações de trabalho mais eficazes e impactem positivamente os clientes.


Sala Taiichi Ohno(Clique para acessar o Zoom)
  • 16:00 - Keynote: A Masterclass in Efficiency - Around the World in 80 Days

    Mark Beaumont

Detalhes +

Having cycled around the world twice, Mark Beaumont holds this 18,000-mile record in 78 days & 14 hours – achieving the famous ‘Around the World in 80 Days’ for the first time by bicycle. A lifetime of world firsts and world records means constant redefinition of what is possible, giving the emotional leadership for others to deliver on ambitious plans. This performance mindset translates into Marks work as an investor, backing companies that are addressing global issues.  His talk with the Kanban Method will also provide an opportunity to find out Mark’s thoughts on how to visualise work and improve continuously.


Pergunte ao AKC(Clique para acessar o Zoom)
  • 17:00 - Pergunte a um AKC

    Sessão de Perguntas e Respostas com Amanda Varela e Rodrigo Yoshima


27 de Outubro (Quarta-feira)


Sala Taiichi Ohno(Clique para acessar o Zoom)
  • 13:00 - Keynote: Compreendendo as Dinâmicas Sistêmicas da sua Organização

    Alisson Vale

Detalhes +

O Pensamento Sistêmico e suas ferramentas têm o poder de ampliar o seu entendimento sobre as estruturas causais e de comportamento causadoras dos eventos que você vivencia. Nessa palestra, vamos explorar como entender sistemicamente as várias dinâmicas da nossa organização para sermos capazes de endereçar as estruturas causais dos nossos problemas e oportunidades.

Minibio

É desenvolvedor de produtos, educador e empreendedor. É autor do livro: A Fórmula da Eficácia: como fazer a coisa certa no seu projeto de software. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento e liderança de projetos de software, tem sido um praticante e divulgador de métodos modernos de gestão Ágil e Lean desde 2003 com uma grande participação em congressos e fóruns de debate no Brasil e no exterior.

Em 2008, implementou o primeiro estudo de caso do método Kanban para projetos de software no Brasil e, logo depois, ganhou o prêmio internacional Brickel Key Award por essa implementação. Atuou como consultor em grandes empresas como Microsoft, Petrobrás, Embraer e Globo, e também como coach e trainer da Kanban University. Em 2014, fundou o Software Zen, um empreendimento de educação digital que tem levado conteúdo inovador sobre gestão Ágil a milhares de pessoas.


Sala Taiichi Ohno(Clique para acessar o Zoom)
  • 14:00 - Repensando o uso do Kanban como fator de Evolução Pessoal e Organizacional

    Coaracy Gomes da Silva Junior

Detalhes +

Quando o mundo foi obrigado a parar por causa da pandemia, o caos foi instalado em todas as organizações que eu tinha contato. Ficar inerte não era uma opção e surgiu o verdadeiro problema que precisaríamos lidar: os paradigmas do mundo pré COVID 19 não seriam mais as respostas e orientações para os desafios que já existiam e os novos que estavam surgindo.

O desafio era repensar tudo! E as dúvidas surgiam por todos os lados. Deveria jogar tudo fora e começar do zero? Manter e esperar tudo passar para tomar uma atitude? Será que meu trabalho iria desaparecer? Eram muitas perguntas, um medo crescente e respostas surgiam, porém não pareciam ser viáveis para atender a urgência que momentos extremos exigem das pessoas.

Kanban era uma realidade no meu dia a dia profissional desde de 2017 e estava muito tranquilo sobre como estava aplicando o método e os bons resultados que estava atingindo. Em questão de poucas semanas percebi (para meu pavor) que o remédio de ontem era o veneno que estava matando as ações que estávamos executando agora.

Sou consultor e líder de projetos e irei compartilhar algumas experiências, ideias, acertos e falhas que participei desde de março de 2020 até este momento. A necessidade de adaptação me fez olhar para o como entendia e aplicava Kanban e como essa auto avaliação de conceitos e práticas me ajudou a evoluir como profissional, contribuir com a retomada dos projetos da minha organização, apoiar nossas equipes no trabalho remoto (emocionalmente e profissionalmente) e ajudar nossos clientes a retomar o seu dia a dia criando novas dinâmicas de interações.

Apresentarei como ao estudar teorias da complexidade, do caos, dinâmica dos sistemas entre outras me fez olhar para o método Kanban e perceber novas nuances de como aplicar suas práticas e conceitos para minha organização, clientes e equipes que precisavam interagir de formas diferentes em contextos que muitas vezes eram totalmente estranhos aos envolvidos. Irei contar algumas dessas histórias para ilustrar o que aprendi observando, ouvindo e interagindo com situações complexas em uma visão pragmática do uso do método Kanban.

Minibio

Tenho mais de 20 anos de experiência com gestão empresarial com gestão de equipes e projetos em diferentes contextos organizacionais. Tenho trabalho com kanban nos últimos 5 anos com equipes em diferentes áreas das organizações, em projetos e software nos níveis estratégicos, táticos e operacionais.

Sala Eliyahu Goldratt(Clique para acessar o Zoom)
  • 14:00 - F4P: Agilidade trazendo o cliente para dentro da empresa.

    Elad Victor Revi e Maygon Tomé

Detalhes +

Esta é a história de um banco que nasceu e cresce durante a Pandemia. Ele poderia ser só mais um banco entre o oceano de bancos que temos no mercado. Como se diferenciar dos demais? Como trazer as dores e necessidades dos clientes para dentro de casa, trabalhar nisso e responder a isso? Como engajar as pessoas a esse mindset? Criamos, em cima do F4P, uma cadência que respeita nossa cultura e jeito de ser. Queremos multiplicar nosso conhecimento e trazer nossos erros para que não sejam repetidos. Queremos contar nossa história e mostrar como fizemos para ganhar um prêmio de banco mais customer centric em menos de um ano de existência.

Elad Victor Revi

Experiência no mercado financeiro vivenciada em banco, corretora, family office e consultoria financeira de terceiros e própria. Conhecimento de produtos financeiros, desenvolvimento e gestão de carteiras de investimento, análise de mercado, relatórios gerenciais e financeiros. Comprometido e motivado por metas, naturalmente extrovertido e integrador e apaixonado por resolução de problemas, cerne dos meus estudos. Nos últimos dois anos liderando o novo time de agilidade do novo banco de varejo do BTG Pactual. Ajudando a organização a alcançar o Business Agility e melhorar o tempo de resposta ao mercado (Time-to-Market), visando se antecipar aos concorrentes e obter vantagens competitivas.

Maygon Tomé

Possuo experiência por mais de 15 anos em Produtos, Serviços e Projetos, utilizando a criatividade e o pragmatismo para alcançar resultados desejados. Atuação como desenvolvedor, analista de negócios, gerente de projetos e Especialista em Agilidade. Motivador com foco no fluxo sistêmico, nas pessoas e entrega de valor aos clientes. Nos últimos anos, tenho ajudado Organizações a alcançar o Business Agility e melhorar o tempo de resposta ao mercado (Time-to-Market), visando se antecipar aos concorrentes e obter vantagens competitivas.


  • 14:40 - Break / Networking (40 minutos)


Sala Taiichi Ohno(Clique para acessar o Zoom)
  • 15:20 - Como uma empresa de software público se adaptou à pandemia

    Fábio Godoy

Detalhes +

Quero contar em detalhes como uma empresa de 36 anos de existência reagiu frente à pandemia e ao apagão de mão de obra, tudo isso numa localização geográfica desfavorável. A quebra de paradigma com o home office, o mundo se achatando rapidamente, a disputa global por profissionais, horas e horas de inspeção e adaptação colocadas à prova diariamente serão explicadas nesta sessão.

Minibio

Diretor de Desenvolvimento na Betha Sistemas a frente de uma equipe de mais de 230 profissionais de desenvolvimento de software que representa um orçamento anual superior a R$ 20.000.000,00, formado em sistemas de informação e especialista em gerenciamento de projetos, fui professor universitário, lecionando disciplinas relacionadas a gerenciamento de projetos e programação. Possuo algumas certificações técnicas, são elas: Sun Certified Java Programmer, Sun Certified Web Component Developer, Sun Certified Business Component Developer e Certified Scrum Master. Criei produtos de software em uma variedade de ambientes e linguagens, de HP-UX a Windows CE, de Ansi C a Java. Aplico práticas ágeis desde 2009 em todas as empresas por onde passei.

Sala Eliyahu Goldratt(Clique para acessar o Zoom)
  • 15:20 - SwiftKanban e ecossistema Agile Tools @ LuizaLabs (Tools Showcase)

    Henrique Soejima e Luiz Thadeu de Almeida Cavalheiro
Detalhes +

Compartilharemos nossa jornada de aprendizados e descobertas emergentes utilizando o SwiftKanban, sua API e a evolução incremental e contínua de um ecossistema de ferramentas para potencializar a gestão de fluxos de demandas cross, as interações e a colaboração entre as pessoas na organização, trazendo visibilidade, alinhamento e capacidade de adaptação em vários níveis da organização.

Henrique Soejima
Consultor de Agilidade Organizacional
Head de Data Insights no Luiza Labs

Luiz Thadeu de Almeida Cavalheiro

Consultor de Agilidade Organizacional
Head de Agile Tools no Luiza Labs


Sala Taiichi Ohno(Clique para acessar o Zoom)
  • 16:00 - Keynote: Como o KMM está apoiando a Transformação Digital na Riachuelo e Midway

    Juliana Frigo, Camila Patrizzi e Fabio Micheletti

Detalhes +

Nos últimos dois anos, em nossa jornada de digitalização, vimos nossa Tech aumentar 6 vezes de tamanho e abraçar iniciativas disruptivas e desafiadoras, que resultaram, até aqui, na potencialização da mais tradicional cadeia de valor fashion de nosso país e no surgimento de uma vibrante fintech. Nessa conversa, vamos compartilhar como nos inspiramos e nos beneficiamos do KMM para definir um modelo de maturidade organizacional, carinhosamente chamado R3M, que tem se mostrado um porto, seguro e resiliente, de práticas para os tempos incertos que vivemos, assim como para o futuro grandioso que projetamos.


Kaizen Game Challenge(Clique para assistir a transmissão)
  • 18:00 - Kaizen Game Challenge!

    A primeira competição de Kanban do Mundo acontece no Kanban Brazil 2021. Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Aspercom. Junte sua equipe, inscreva-se e desafie suas capacidades de liderança e gestão! Vagas limitadas. Saiba mais…


28 de Outubro (Quinta-feira)


Sala Taiichi Ohno(Clique para acessar o Zoom)
  • 13:00 - Keynote: Building high-performance teams by leveraging the most primitive social construct: Tribes

Detalhes +

With the advent of the digital age, the traditional definition, role and function of management
no longer works well to drive highly motivated and committed organizations. The fundamental
assumptions governing the relationship between authority and responsibility as defined by lines
on the org. chart are no longer valid in a world of free information, highly mobile professionals
and rapidly changing business requirements.

Minibio

Ray Immelman – author of the business bestseller “Great Boss, Dead Boss” and CEO of Akzeon
Inc. shares his insights into the secrets for building high-performance teams in the new world of
agility, collaboration and self-directed work. He draws on his involvement in 2700+ projects in
large global corporations, and working with over 200 management teams around the world.


Sala Taiichi Ohno(Clique para acessar o Zoom)
  • 14:00 - Kanban para pagar impostos? Implementação em escala 'Fora da TI' para um BPO

    Pedro Grillo e Jesuino Lopes

Detalhes +

Essa palestra é para você que busca ouvir experiências em grandes empresas e fora do contexto de TI. Falaremos como lidamos com um cenário desafiador em uma Big4, com serviços que chegam a entregar 4.000 itens recorrentes por mês para mais de 300 clientes em todo o Brasil, de forma remota, sendo que praticamente todas as entregas são Data Fixa e geram multas se perdemos os prazos. Com isso aprendemos e vamos compartilhar:

  1. Importância de adequar abordagens ao contexto;
  2. A gestão da mudança e evolução muito próximos às equipes;
  3. O uso de um sistema e o papel da transparência como chave – tanto para equipes quanto para o buy in da liderança;
  4. Os desafios ao escalar em um contexto de pandemia e trabalho remoto;
  5. Insights sobre o lado bom de uma “pressão” a mais no sistema por resultado e escala;
  6. Técnicas que funcionaram para o contexto (gestão a vista, daily meetings, orientação a serviços, governança com papéis);
  7. e as que não funcionaram (planning, OKR, retrospectivas, CFD, entre outros).

Pedro Grillo

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFF, fez uma transição de carreira para área de gestão, com Mestrado em Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ. Hoje atua como facilitador e gerente PMO em uma multinacional, tendo contato e experiência com métodos ágeis desde 2014 (principalmente Scrum e mais recentemente Kanban, além de outras especializações como Design Thinking, Sociocracia 3.0, OKRs, Dragon Dreaming, Art of Hosting, entre outros). Tem experiência em diversos segmentos, desde startups, poder público, empresas pequenas e multinacionais.

Jesuino Vasconcelos Lopes

Dedicado ao empreendedorismo nos últimos anos, esse carioca por opção construiu sua carreira na área de TI de grandes empresas. É fã do tema "Futuro do Trabalho" para aprender e construir para uma geração que vem aí, inclusive a da filha Gabi. Vivenciou ondas de transformação digital, liderando mudanças de processos, modelos e tecnologias por todo ambiente corporativo. A combinação da possibilidade de trabalhar com pessoas e novos modelos de gestão motivou a criação de uma startup, a Zehnk Technology, para compartilhar os aprendizados de transformação com as empresas. A Zehnk fez parte do ranking da Top 100 Open Startups brasileiras, a lista das 100 mais atraentes para as corporações, e no Top 10 de produtividade. Sua solução foi internalizada em uma grande corporação.

Sala Eliyahu Goldratt(Clique para acessar o Zoom)
  • 14:00 - Gestão de Portfolio e Serviços End-to-End no Azure DevOps

    Jonatan Aguiar e Leandro Webster

Detalhes +

Existem organizações que acreditam que times ágeis devem ser o foco para ter resultados eficientes, dando a ilusão de se tratar da fórmula mágica para a Agilidade Organizacional(Business Agility). Em seu livro Rethinking Agile, Klaus Leopold traz uma provocação sobre como as “transformações ágeis” precisam repensar a agilidade organizacional, pois implementar Métodos Ágeis é um meio e não um propósito. A partir deste cenário, desejamos apresentar como materializamos essa forma de pensar com o Método Kanban e a Ferramenta Azure DevOps, auxiliando a orquestrar seus serviços ou times com visão Operacional, Tática e Estratégica aqui na Unicred.

Jonatan Aguiar

20 anos de experiência, atuando no mercado de Tecnologia da Informação, Formado em Análise de Sistemas, tendo exercido funções técnicas, de coordenação, ensino e liderança. Entusiasta de Métodos Ágeis, KCP e PSM II, apaixonado por inovação e novas tecnologias que auxiliam pessoas e ferramentas a entregarem um trabalho com qualidade e de valor. Atualmente atua como Especialista em Agilidade na Unicred do Brasil, focado em promover ações que desenvolvam habilidades e atos de liderança, trabalho em equipe e colaboração visando melhorar o desempenho nos resultados de negócios, na cultura de produtos, nos métodos e modelos de gestão da organização.

Leandro Webster

Entusiasta por pessoas, tecnologia, negócios e inovação. Atuando com metodologia Lean desde 2006, migrei para a área de projetos de TI em 2013, aplicando desde então práticas ágeis para gestão de projetos, concepção de produtos, formação de times e desenvolvimento de pessoas. Vivência em empresas do mercado financeiro, meios de pagamento, varejo, e-commerce e consultorias.


  • 14:40 - Break / Networking (40 minutos)


Sala Taiichi Ohno(Clique para acessar o Zoom)
  • 15:20 - Evoluindo um serviço de sustentação de mais de 10 anos à Resiliência em tempos incertos

    Anderson Carlos de Amorim Silveira

Detalhes +

Em tempos de COVID-19, empresas de telecomunicações sofreram um impacto significativo nas demandas de seus serviços, resultando em crescimento acelerado, como, por exemplo, o aumento repentino no uso da banda larga nas residências. Imagine o seguinte cenário: um produto digital para gerenciar redes de infraestrutura, usado por grandes empresas de telecom, entrando em produção. Qual é o maior desafio do serviço que sustenta essa operação? Quantidade de incidentes? Saber o que priorizar? Lidar com a expectativa dos clientes? Se organizar adequadamente para o atendimento em larga escala? Ter agilidade? Ao longo do processo, esses e outros problemas se revelaram, tornando o cenário propício a uma enorme pressão no sistema de trabalho e, consequentemente, a sobrecarga de seus trabalhadores, insatisfação dos clientes, sem espaço para inovação e etc... Você verá nesta palestra como, em meados de 2020, começamos a endereçar esses problemas em um serviço de sustentação (S&M) de mais de uma década trazendo o Kanban, o F4P e o KMM como alavancas para construir um caminho evolucionário para a resiliência desse serviço que tem aproximadamente 30 pessoas, preparando-o para lidar com adversidades que colocavam o negócio dos clientes em risco, maximizando assim o valor entregue. Trata-se de um estudo de caso robusto de aplicabilidade de Kanban, portanto, dados qualitativos e principalmente quantitativos darão o apoio à comprovação das melhorias e evoluções para um serviço ML3: ajustado às necessidades dos clientes.

Minibio

Sou formado em Tecnologia de Processamento de Dados e especializado em Gerenciamento de Processos de Software. Nos últimos anos, tenho me dedicado intensamente em conhecer e experimentar modelos de gestão, que consigam ajudar organizações a atingirem resultados extraordinários envolvendo o trabalho de conhecimento. Atualmente sou Agile Coach na empresa CPQD, fazendo parte do time que lidera a transformação lean digital da organização. Sou Kanban Coach Professional (KCP) e Customer Experience Professional(CXP) pela Kanban University. Meu dia a dia é incentivar e conduzir melhorias organizacionais em serviços que alavanquem resultados, de modo a construir uma cultura de melhoria contínua através do uso de metodologias ágeis, Lean e Kanban.

Sala Eliyahu Goldratt(Clique para acessar o Zoom)
  • 15:20 - Trello e Times de Produto na RD Station (Tools Showcase)

    Alan Kuhn e Cleiton Mafra

Detalhes +

Você quer começar com o método Kanban e ficou com dúvida de qual ferramenta começar? Será que devemos começar simples, ou já investir em uma ferramenta robusta de mercado? Devemos contratar um canhão para matar uma mosca? Será que investir agora pode ser dinheiro jogado fora? Se você tem dúvidas ou não sabe por onde começar essa palestra é pra você!

Nesta palestra vamos explorar como os times de Produto & Engenharia da RD Station implementaram o método Kanban utilizando a ferramenta Trello (Free). Vamos navegar pelas potencialidades que a ferramenta traz para os times, e porque escolhemos o Trello como nossa ferramenta de gestão do trabalho, além dos principais aprendizados e limitações que encontramos com o uso ao longo do tempo, e erros que cometemos que você deve evitar. Vamos demonstrar na prática como os times rodam as práticas do método Kanban, como fazem a gestão do fluxo de trabalho e limitam o trabalho em progresso. Vamos abordar como são as dinâmicas e cadências utilizando a ferramenta, como estruturamos uma visão end-to-end (do upstream ao downstream) em times de diferentes domínios de negócio. Vamos também demonstrar como extraímos e usamos as métricas de fluxo a partir do Trello, quais plugin recomendamos que você use para apoiar as práticas do Kanban e ao final vamos dar dicas de como você pode estruturar a gestão do trabalho na sua empresa utilizando o Trello a partir da próxima segunda-feira.

Esperamos que você saia dessa palestra com muitos insights legais e com o entendimento da importância do porque você deve começar com o que você já faz hoje, de forma simples e evolutiva, utilizando o Trello, e se perguntar se é o momento de evoluir para ferramentas mais robustas.

Alan Kuhn

Sou formado em Administração de empresas pela Unisinos, tenho mais de 10 anos de experiência com desenvolvimento de software. Em 2016, conheci a agilidade e desde então tenho direcionado minha carreira em desenvolver e entregar software usando métodos e práticas Ágeis & Lean. Tive a oportunidade de participar da implementação de diversos produtos financeiros no segmento de cadastro de pessoas, abertura de contas, canais físicos e digitais, cartões, seguros, consórcios e encerramentos de contas. E agora faço parte da RD Station como Pessoa Agile Coach.

Cleiton Mafra

Enterprise Agile Coach na RDStation, Autor do livro Jornada Kanban na prática, KMP – Kanban University, especialista no método Kanban, especialista em Métricas. Trabalha há 18 anos com tecnologia. Contato com agilidade desde 2009.


Sala Taiichi Ohno(Clique para acessar o Zoom)
  • 16:00 - Agilidade, Robustez, Personalidades e Bicicletas

    Rodrigo Yoshima

Detalhes +

"Essas são as únicas ideias verdadeiras: as ideias dos náufragos." - Ortega Y Gasset

Permanecer Ajustado ao Propósito durante a pandemia na Aspercom envolveu aproximadamente 60 dias de trabalho, das duas da tarde às cinco da manhã, quase sem parar, para digitalizar a nossa infraestrutura de treinamentos para o mundo online. Sobre essa jornada de resiliência, Rodrigo Yoshima compartilhará seus aprendizados nesses tempos incertos, que envolveram voltar a programar, depois de 5 anos longe deste ofício, aprender a atirar com armas de fogo, compreender sobre a psicologia e a personalidade das pessoas, pedalar 200 km em um dia, momentos de isolamento, solicitude e meditação, perder seu melhor amigo e crises de pânico.

Minibio

Rodrigo é o único Kanban University Distinguished Fellow no Brasil e o mais experiente treinador da Kanban University, tendo formado mais de 4.000 alunos por todo mundo. Co-treinou com David J. Anderson, Alexei Zheglov e Klaus Leopold. Implementou Kanban em mais de 100 serviços em mais de 30 empresas no Brasil e no Exterior como SulAmerica Saúde, Buscapé Company, Localiza Rent-a-Car, McDonalds, Icatu Seguros, Lojas Riachuelo entre outras. É CEO da Aspercom, a empresa pioneira em treinamentos e consultoria em Kanban, KMM e Fit for Purpose no Brasil.


#KBR21 Pocket (data a definir)

ATENÇÃO: Devido a questões pessoais, David Anderson não poderá entregar seu keynote que estava agendado para o dia 25 de Outubro. Isso nos deu a oportunidade de expandir o Kanban Brazil 2021 Online com o #KBR21 Pocket, quando o David entregará seu esperado keynote, teremos mais palestras e outras atrações!


  • Keynote

    David J. Anderson

  • Palestra (a definir)

  • Palestra (a definir)

  • Palestra (a definir)


(ATENÇÃO: programa sujeito a alterações)

Faça sua inscrição agora! As vagas são limitadas!

Inscreva-se AGORA!

ATENÇÃO!

Grade provisória sujeita a alterações. Para ser notificado de todas as modificações no programa, novos conteúdos e promoções exclusivas assine a nossa mailing list abaixo:

Nós respeitamos a sua privacidade! Não compartilhamos seus dados com ninguém.